posteridade lá vou eu

por T. C. Soares em 9 de abril de 2013, zero comentários

A British Library vai adicionar bilhões de páginas de internet e tweets ao seu acervo.

Material de 1 bilhão de páginas de quase 5 milhões de sites .uk, além de tweets públicos e entradas do Facebook, são preservados para o registro histórico em seis bibliotecas no Reino Unido e Irlanda.

O projeto visa preservar um registro digital de eventos e obras culturais e intelectuais que complemente os arquivos impressos tradicionais, e começa no sábado.

Seus organizadores dizem que cópias de cada tweet público e entrada de Facebook no Reino Unido poderia, eventualmente, ser incluído. O esforço também irá cobrir ebooks e edições de jornal para iPad, entre outras formas digitais.

(…)

A triagem irá incluir material de áudio e video embedado, mas a regulamentação não abrange mídias como o YouTube ou o Spotify. Posteriormente, o projeto buscará identificar sites do Reino Unido em domínios .org e .com.

(…)

Roly Keating, executivo-chefe da British Library, disse que há “um perigo muito real” de milhões de páginas da web, e-publicações e outros itens não impressos “caiam pelas rachaduras de um sistema que foi concebido primariamente para capturar tinta e papel”.

Do Guardian.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *