pingando a internet inteira

por Rafael Evangelista em 9 de maio de 2013, zero comentários

Olha o desenho aí embaixo. Foi o retorno que um sujeito conseguiu ao tentar fazer um ping na internet inteira.

Você provavelmente nunca ouviu falar de HD Moore, mas até algumas semanas atrás todos os dispositivos de Internet no mundo, talvez incluindo alguns em sua própria casa, foram contactados cerca de três vezes ao dia por uma pilha de computadores em pleno superaquecimento em um quarto. “Eu tenho um monte de equipamentos de refrigeração para garantir que minha casa não pegue fogo”, diz Moore

(…)

Moore já colocou a diversão em pausa. “Isso levou a um monte de reclamações, mensagens de ódio e chamadas de atenção de figuras da lei”, diz ele. Mas os dados coletados revelaram alguns problemas de segurança graves e a exposição de alguns sistemas comerciais e industriais vulneráveis​​, dos tipos utilizados para controlar tudo, desde de semáforos à infra-estrutura de energia.

O censo de Moore envolveu o envio regular de mensagens simples, automatizadas, para cada um dos 3,7 bilhões de endereços IP atribuídos a dispositivos conectados à Internet em todo o mundo (…). Os dois terabytes (2000 gigabytes) de respostas recebidas, vindos de 310 milhões de IPs, mostram que eles vieram de dispositivos vulneráveis, com falhas conhecidas ou configurados de uma maneira que poderia permitir alguém assumir o controle deles.

Matéria da Technology Review

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *