longe dos olhos, longe do coração

por T. C. Soares em 2 de abril de 2013, zero comentários

Esse infográfico dinâmico registra os ataques e mortes causados pelos drones dos EUA desde 2004. Seu nome é “Out of sight, out of mind”, e foi produzido pela agência Pitch Interactive.

outofsight-outofmind

Desde 2004, os EUA praticam um novo tipo de operação militar clandestina. A justificativa para a utilização de drones para eliminar alvos inimigos é atraente – elimina o risco de perda de tropas americanas, é muito mais barato do que destacar de soldados, e mais fácil de manobrar politicamente (ou seja, mandar um drone no Paquistão versus o envio de tropas), e mantém o mundo no escuro sobre o que está realmente acontecendo. Isso leva o conflito para longe dos olhos e longe do coração. A taxa de sucesso é muito baixa, e o custo em vidas civis e no bem-estar geral da população, é muito alto. Este projeto ajuda a trazer luz sobre os drones. Não para falar a favor ou contra, mas para informar e permitir que você veja por si mesmo se acha que deve apoiar o uso de drones.

(…)

Os dados primários utilizados nesta visualização vem de um conjunto de dados mantido pelo Bureau of Investigative Journalism (BIJ). O BIJ é uma organização sem fins lucrativos com o objetivo de educar o público e os meios de comunicação sobre as realidades do mundo de hoje e o valor da reportagem honesta. Embora houvesse outras fontes de dados sobre ataques de drones, o BIJ parecia ter a coleção mais imparcial de informações.

Porque o Governo dos EUA não divulga informações sobre os ataques, os dados precisaram ser coletados em campo pelos repórteres.

Sério, é muito massa.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *