agora você também pode

por T. C. Soares em 20 de maio de 2013, zero comentários

O governo dos EUA publicou um livro ensinando agentes secretos a espionar a internet. E você pode baixar o PDF.

O tomo de 643 páginas, chamado “Untangling the Web: A Guide to Internet Research” (.pdf) (em português, “Desembaraçando a Web: Um Guia Para Pesquisas na Internet”), foi lançado pela NSA (sigla para National Security Agency). O ato foi uma resposta a uma requisição do FOIA (sigla para Freedom of Information Act) apresentado em abril pelo MuckRock, um site que cobra taxas para processar registros públicos para ativistas e outros.

O livro foi publicado pelo Centro de Conteúdo Digital da National Security Agency, e está cheio de conselhos para a utilização de motores de busca, do Internet Archive e de outras ferramentas online. Mas o mais interessante é o capítulo intitulado “Google Hacking”.

Digamos que você é um ciberespião da NSA e quer informações sensíveis privilegiadas sobre empresas na África do Sul. O que fazer?

É só buscar planilhas confidenciais do Excel que a tal empresa tenha inadvertidamente publicado online digitando no Google “filetype:xls local:za confidencial”, explica o livro.

Quer encontrar planilhas cheias de senhas na Rússia? Digite “filetype:xls local:ru login” Mesmo em sites escritos em idiomas diferentes, os termos “login”, “UserID” e “password” são geralmente em inglês, apontam prestativamente os autores.

A National Security Agency (Agência de Segurança Nacional, em inglês) é o órgão de inteligência responsável pelo monitoramento de informações e sistemas criptográficos nos EUA. O livro pode ser encontrado aqui.

(Da Wired)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *