@mapamundi

por T. C. Soares em 13 de abril de 2013, zero comentários

Cientistas usaram o Twitter pra fazer um mapa das línguas do mundo.

Cerca de seis milhões de pessoas ao redor do mundo postam no Twitter, produzindo cerca de 650 mil novos tweets por dia. E 1% destes incluem localizações geográficas. A combinação entre idioma e local permitiu a cientistas calcular a língua dominante de determinada região. Eles apresentaram seu trabalho no Encontro de Março da Sociedade Americana de Física. [Delia Mocanu et al., Language Geography from Microblogging Platforms].

Os pesquisadores tiveram acesso livre a um décimo de todos os tweets, que foram processados por um detector de linguagem automatizado. Ao jogar as línguas do Twitter num mapa, foram reveladas fronteiras altamente precisas para os países europeus – uma boa prova do conceito por trás do esforço. Em uma escala muito menor, a geografia do Twitter refletiu os pequenos bolsões de falantes de coreano e russo em bairros de de Nova Iorque.

É interessante como esses processos de mapeamentos baseados na leitura de fluxos de informação deve mudar a própria noção que temos dos mapas. Acho.

Da Scientific American.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *