tropeçando no fio da internet

por T. C. Soares em 1 de abril de 2013, zero comentários

Um grupo teria cortado um cabo submarino e com isso afetado globalmente o fluxo de dados da rede mundial de computadores.

Um corte no maior cabo da Internet, que Europa à Ásia, causou grave interrupção de serviço da África ao Paquistão.

Jim Cowie, diretor de tecnologia na Renesys, empresa de medição da internet, disse que partes da África, Oriente Médio, Paquistão e Índia estão “em estado bem complicado” desde que o cabo foi cortado. Estes clientes de Internet obtem a maior parte de seus serviços de internet roteados da Europa e dos EUA, e, quando o cabo foi cortado, alguns perderam totalmente a conectividade.

Cowie disse: “Quando um cabo é cortado assim, um monte de caminhos entre as redes muda radicalmente, o que percebemos dentro de alguns segundos.”

Seacom, uma rede de cabos submarinos que fornece banda larga para a África e é a dona do cabo cortado, disse na quarta-feira que o cabo havia sofrido um corte na costa do Egito. Relatos posteriores dão conta que três homens haviam sido presos por cortar o cabo. Na quinta-feira, a Seacom disse que não poderia confirmar o que teria sido responsável pelo dano.

E bem possível que isso tenha a ver com a cibertreta que anda rolando entre spammers e anti-spammers.

A interrupção veio poucos dias após relatos do que alguns considerariam o “maior ataque cibernético da história.” Esse ataque ocorreu quando um grupo (que, segundo o New York Times, hospedaria o site Cyberbunker), lançou um ataque (DDoS) contra a empresa de filtragem de spam Spamhaus.


Do Guardian.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *