Cientistas esqueceram o laboratório funcionando durante a folga e acabaram inventando o maior absorvente de água de todos os tempos.
Uma equipe de cientistas suecos conseguiu o impossível ao produzir por acaso a substância conhecida como Upsalite – depois de deixar seu equipamento em funcionamento no fim de semana.
O avanço tem aplicações comerciais de amplo alcance, dado que o Upsalite (assim batizado por conta da Universidade de Uppsala, onde os cientistas estão baseados) é o absorvente de água mais eficiente do mundo. Ele poderá ser usado na remoção de umidade no desenvolvimento de medicamentos e de eletrônicos de alta tecnologia, e na limpeza de grandes vazamentos de petróleo.
(…)
A ironia é que, embora a equipe de Uppsala há tempos tentasse criar o material impossível, eles o estavam fazendo pelo caminho errado.
“Na tarde de uma quinta-feira, em 2011, alteramos levemente os parâmetros de síntese utilizados em nossas tentativas frustradas, e por engano deixamos o material na câmara de reação durante o fim de semana. Ao voltarmos para o trabalho na segunda-feira de manhã, descobrimos que um gel rígido tinha se formado, e após secá-lo começamos a ficar animados “, diz (o cientista) Johan Gomez de la Torre.
Eu mesmo faço isso direto.