Por um ou dois minutos o mercado global viveu o apocalipse depois que o twitter da Associated Press foi hackeado e mandou uma notícia falsa.
Pouco depois da uma da tarde, a conta de Twitter da Associated Press foi hackeada. Um único tweet falso foi mandado de cara:
“Urgente: Duas explosões na Casa Branca e Barack Obama está ferido.”
Um grupo chamado Exército Eletrônico da Síria rapidamente assumiu a autoria. Apesar de não soar de modo algum como a notícia de um news wire, a mensagem foi, obviamente, retuitada instantaneamente milhares de vezes. Então, isso aconteceu:
O Dow Jones Industrial Average caiu 150 pontos em questão de minutos, sumindo com US$ 150 bilhões de dólares. Claro, assim que alguém parou pra ver a Casa Branca e reparou que ela não tinha de fato explodido — e que o secretário de imprensa trabalhando lá negou o reportado — o mercado corrigiu a si mesmo e se recuperou voltando exatamente para onde estava quando tudo começou.
Não foi a primeira vez. Não faz muito tempo, uns perfis fakes e umas notícias falsas já fizeram um pessoal perder uma grana.