desliga o estabilizador quando for embora, por favor

por T. C. Soares em 19 de agosto de 2013, zero comentários

Cientistas esqueceram o laboratório funcionando durante a folga e acabaram inventando o maior absorvente de água de todos os tempos.

Uma equipe de cientistas suecos conseguiu o impossível ao produzir por acaso a substância conhecida como Upsalite – depois de deixar seu equipamento em funcionamento no fim de semana.

O avanço tem aplicações comerciais de amplo alcance, dado que o Upsalite (assim batizado por conta da Universidade de Uppsala, onde os cientistas estão baseados) é o absorvente de água mais eficiente do mundo. Ele poderá ser usado na remoção de umidade no desenvolvimento de medicamentos e de eletrônicos de alta tecnologia, e na limpeza de grandes vazamentos de petróleo.

(…)

A ironia é que, embora a equipe de Uppsala há tempos tentasse criar o material impossível, eles o estavam fazendo pelo caminho errado.

“Na tarde de uma quinta-feira, em 2011, alteramos levemente os parâmetros de síntese utilizados em nossas tentativas frustradas, e por engano deixamos o material na câmara de reação durante o fim de semana. Ao voltarmos para o trabalho na segunda-feira de manhã, descobrimos que um gel rígido tinha se formado, e após secá-lo começamos a ficar animados “, diz (o cientista) Johan Gomez de la Torre.

Eu mesmo faço isso direto.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *