o grande vazamento

por T. C. Soares em 4 de julho de 2013, 2 comments

Como garantir um disco de platina pro seu novo álbum alguns dias antes dele chegar às lojas?

Hoje a internet acordou com a notícia do vazamento do novo álbum do Jay-Z, “Magna Carta Holy Grail”. Alguns dias antes do marcado para sua chegada às prateleiras, o disco já semeava torrents e habitava links de compartilhamento de arquivo. E, pelo visto, tudo bem.

Porque esse vazamento, ao que parece, foi quase um vazamento com hora marcada pela indústria. Sua distribuição online passou por um acordo de distribuição digital entre Jay-Z e a Samsung, que teria pago US$ 20 mi ao artista para oferecer o disco em primeira mão para um milhão de usuários de seus dispositivos móveis. E a data marcada pra baixar o álbum foi o dia de hoje. E é lógico que na hora o povo já subiu o disco pra rede.

De todo modo, a coisa toda aponta para uma nova estratégia conjunta entre grandes players da tecnologia e da cultura. Para a Samsung, parece que o lance era mais a respeito de ser parte do processo e ganhar uns pontos de protagonismo na cultura de rede. Pro Jay-Z, rola de cara a garantia de faturar o disco de platina por conta do um milhão de downloads iniciais – e, de quebra, há a ampla circulação do álbum pela rede, o que articula rapidamente sua divulgação e apropriação pelo público.

É muita coisa acontecendo.

Com informações da The Verge.

2 opiniões sobre “o grande vazamento

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *